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Prefeitura Municipal de Guarulhos Prefeitura Municipal de Guarulhos
Cancelamento de Isenção de IPTU Concedida ao Aposentado ou Pensionista  Versão: 30
O Que é ?
É o pedido de cancelamento da isenção de IPTU concedida ao aposentado ou pensionista, quando ocorrem situações que impedem
a manutenção do benefício, tais como: falecimento, venda do imóvel, aquisição de novo imóvel, valor do benefício ultrapasse 5
(cinco) salários mínimos, não reside mais no imóvel, entre outras
Quando é necessário?
Quando ocorrem situações que impedem a manuntenção do benefício
Forma de atendimento:  
Legislação:
Artigo 44 da Lei Municipal 6793/10
Lei Municipal 7774/2019
Decreto Municipal 39728/2022
Portaria nº 31/2023 de 26/04/2023 publicada no DO de 02/05/2023 - Pg 5
Decreto Municipal 39728/2022
Portaria nº 041/2024 SGE (Diário Oficial publicado em 12/04/2024)
Documentos Necessários:
Requerimento Padrão
Certidão de óbito (cópia), se for o caso
Documento da venda do imóvel, se for o caso
Comprovante de rendimento, se for o caso
RG e CPF ou CNH do assinante (cópia)
Informações complementares:
O contribuinte ou responsável é obrigado a comunicar ao Fisco Municipal dentro do prazo de sessenta dias, qualquer alteração cadastral ocorrida no imóvel, sob pena de multa
O atual responsável deverá comunicar a municipalidade quando ocorrer o falecimento do (a) aposentado (a) ou pensionista
Caso adquira outra fonte de renda, ou o rendimento mensal ultrapasse 5 (cinco) salários mínimos, também deverá informar a municipalidade
Se o (a) aposentado (a) ou pensionista ingressar ao seu patrimônio outro imóvel deverá informar a municipalidade
Os documentos apresentados nas Unidades da Rede Fácil pela parte ou seu representante legal para protocolização, deverão estar digitalizados na extensão .PDF com no máximo 15 Megabytes. Incumbirá àquele que produzir o documento digital ou digitalizado e apresentar para sua juntada aos autos zelar pela qualidade deste, especialmente quanto à sua legibilidade. O usuário deverá assegurar que os arquivos eletrônicos entregues estejam livres de artefatos maliciosos, podendo o Sistema, caso constatada essa presença, rejeitá-los de plano, informando ao usuário as razões da rejeição.
Pré-Requisitos
Ser legítimo interessado
Informar endereço de e-mail no campo específico do requerimento para fins de correspondência
Apresentar os documentos digitalizados na extensão .PDF com no máximo 15 Megabytes (manter de cópia segurança). A mídia eletrônica deverá conter, exclusivamente, arquivos a serem utilizados para protocolização.
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