• Conheça o Projeto


À Prefeitura de Guarulhos está realizando a regularização da numeração de todos os imóveis, em todas as ruas, praças e avenidas do Município.

As edificações estão sendo renumeradas de acordo com a Lei Municipal nº 5833, de 25 de junho de 2002, que define o início do logradouro a partir da extremidade que se encontra à menor distância linear do Marco Zero Oficial do Município, Praça Tereza Cristina (instituído pela Lei nº 4377, de 13 de julho de 1993). As ruas sem saída terão sua numeração definida sempre a partir da via de acesso.

A numeração será determinada em função da distância em metros lineares, medida do início do logradouro até a entrada do imóvel. A numeração par corresponderá à direita e a numeração ímpar à esquerda para quem olha da origem no sentido do término do logradouro.

A origem da via corresponderá à intersecção entre os eixos projetados dos logradouros de acordo com o Sistema Cartográfico Municipal.

Em imóveis não edificados a numeração se dará em função da testada principal do terreno e será fornecida quando solicitada pelo proprietário do imóvel, pois a mesma deverá ser integrada, após o processo de renumeração, ao cadastro imobiliário da Prefeitura.

A numeração dos imóveis com frente para praças, será crescente em sentido horário e o ponto inicial será o mais próximo do Marco Zero, sendo este procedimento utilizado apenas para aqueles imóveis que estejam totalmente inseridos na área da praça ou que façam divisa direta com a mesma.

As placas de denominação de logradouros públicos, bem como as de numeração dos imóveis são padronizadas, sendo que o número antigo deve ser conservado por, no mínimo, 1 (um) ano após a notificação da alteração.

A nova numeração deverá ser afixada, sempre que possível, logo acima da numeração antiga, ambas em local visível.

Existe uma Comissão Especial com a finalidade de acompanhar, fiscalizar e estabelecer os critérios complementares para a execução de todo o processo de renumeração dos imóveis, bem como, solucionar os casos não previstos no Decreto.